Questão2017Redação
(ENEM PPL - 2017)
TEXTOS MOTIVADORES
TEXTO I
A beleza parece caminhar em uma linha tnue entre as escolhas do indivduo e a imposio coletiva. Se, por um lado, cada um pode buscar a beleza da maneira que considerar melhor para si, por outro, cuidar da beleza torna-se um imperativo. Modelos funcionam como fonte de comparao social e a exposio s imagens idealizadas da mdia tem como efeito uma reduo no nvel de satisfao dos indivduos com relao prpria imagem. Este processo de comparao social tambm influencia fortemente a autoestima do indivduo. A percepo de uma discrepncia acentuada entre o eu real e o eu ideal gera ansiedade e sentimento de insatisfao com relao ao seu autoconceito e, consequentemente, uma reduo na sua autoestima. Na tentativa de atingir um ideal esttico socialmente aceito, muitos se dedicam a uma luta incansvel para esculpir o corpo perfeito e aproximar-se de um padro de beleza.
FONTES, O. A.; BORELLI, F. C.; CASOTTI, L. M. Como ser homem e ser belo? Um estudo exploratrio sobre a relao entre masculinidade e o consumo de beleza. Disponvel em: http://seer.ufrgs.br. Acesso em: 22 jun. 2015 (adaptado).
TEXTO II
TEXTO III
Os transtornos alimentares mais relevantes em nosso contexto sociocultural so a anorexia e a bulimia nervosas. A anorexia nervosa se caracteriza pelo pavor descabido e inexplicvel que a pessoa tem de engordar, com grave distoro da sua imagem corporal. Para atingir esse padro de beleza intangvel, o anorxico se submete a regimes alimentares bastante rigorosos e agressivos. J a bulimia nervosa se caracteriza pela ingesto compulsiva e exagerada de alimentos, geralmente muito calricos, seguida por um enorme sentimento de culpa em funo dos excessos cometidos. No podemos perder de vista que a formao da autoimagem corporal de cada pessoa est fortemente influenciada pela maneira como a sociedade impe o que ter um corpo esteticamente aprecivel.
SILVA, A. B. B. Bullying: mentes perigosas nas escolas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010 (adaptado).
PROPOSTA DE REDAO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construdos ao longo de sua formao, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da lngua portuguesa sobre o temaConsequncias da busca por padres de beleza idealizados, apresentando proposta de interveno que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.
INSTRUES PARA A REDAO
O rascunho da redao deve ser feito no espao apropriado.
O texto definitivo deve ser escrito tinta preta, na folha prpria, em at 30 linhas.
A redao que apresentar cpia dos textos da Proposta de Redao ou do Caderno de Questes ter o nmero de linhas copiadas desconsiderado para a contagem de linhas.
Receber nota zero, em qualquer das situaes expressas a seguir, a redao que:
4.1. tiver at 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada texto insuficiente.
4.2. fugir ao tema ou que no atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
4.4. apresentar nome, assinatura, rubrica ou outras formas de identificao no espao destinado ao texto.